O doce de abóbora cristalizado é um dos meus doces preferidos. É sequinho e crocante por fora, molhadinho e doce por dentro. Bom demais!
Se preferir o doce em calda, pule a etapa da secagem. Experimente fazer a mesma receita trocando a abóbora pelo mamão verde. O processo da receita é o mesmo. Se acrescentar na calda do doce de mamão folhas de figo ou casca de abacaxi bem higienizado, hummmm ai é mais que bom, é bom demais!
Ingredientes:
1 colher (sopa ) de cal virgem por kg de abóbora
1kg de abóbora madura em cubos médios
1 kg de açúcar
10 cravos da índia
Modo de Preparo:
- Descasque a abóbora e pique em cubos de tamanho médio.
- Coloque em uma bacia plástica com água suficiente para cobrir a abóbora. Acrescente a colher de cal, mexa bem e deixe repousar por 3 horas.
- Depois escorra a água com a cal e lave muito bem em água corrente para eliminar os resíduos da cal na abóbora.
- Usando um garfo com ponta fina fure todos os 6 lados de cada pedaço de abóbora e coloque-os em uma panela, cubra com o açúcar, tampe e deixe dormir na geladeira.
- A abóbora vai soltar líquidos que junto com o açúcar formará uma calda, de manhã retire da geladeira acrescente os cravos e leve ao fogo.
- Quando abrir fervura abaixe o fogo e deixe ferver por meia hora. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar na calda por 6 horas. Ferva novamente por 30 minutos e deixe descançar mais 6 horas (eu deixo dormir na calda). Depois desta pausa ligue o fogo novamente e deixe fervendo em fogo baixo até que a calda fique bem grossa.
- Use um garfo para retirar um a um os pedaços de doce da calda e coloque-os em uma grade de metal sobre uma assadeira. Depois leve ao sol forte por aproxímadamente 4 horas, virando-os na metade do tempo para secar dos dois lados.
Outro dia eu fiz o doce e como o clima estava nublado resolvi ligar o ventilador de teto que tenho na cozinha e coloquei a grade debaixo, deixei pelo mesmo tempo que deixaria no sol e o resultado foi surpreendente. O doce ficou melhor do que quando seco no sol. Maravilhoso!