Sou daquelas donas de casa que gosta de fazer um pouco de tudo e não me intimido fácil não, mas o tal do doce de figo que é um dos meus preferidos sempre tive receio (medo mesmo) de fazer. Esta semana recebi um punhado de presente e pensei é agora ou nunca. Dei uma boa pesquisada no "Dr. Google", enchi-me de coragem e fui pra cozinha me defrontar com a tal película do figo que tanto me intimidava. Gente como me surpreendi. É tão fácil de fazer que eu não entendo da onde vinha esse medo todo. Adorei a experiência e vou mostrar pra você como se faz. Vale a pena se aventurar.
Ingredientes:
1 kg de figos verdes
1 kg de açúcar
1/2 litro de água
cravo da Índia a gosto
Preparo:
Leve ao fogo uma panela com um litro e meio d'água para ferver, enquanto isso
lave os figos. Com uma faca faça dois cortes rasos em forma de cruz na parte oposta ao cabo do figo.
Assim que a água estiver fervendo coloque os figos e deixe aferventar por 10 minutos, escorra e passe por água corrente até esfriar.
Coloque os figos espalhados em um saco plástico dentro de uma assadeira e leve-os ao freezer para congelar. Eu deixei de um dia para o outro e ficarão assim, mas dizem que duas horas já são suficientes.
Retire do freezer e lave aos poucos esfregando com os dedos debaixo da água da torneia e a pele sai fácinho assim... Hu la la !
Separadamente faça a calda, leve uma panela ao fogo com o açúcar, a água e os cravos da índia e deixe ferver por aproximadamente 20 min ou até obter uma calda de fio.
Acrescente então os figos e assim que voltar a ferver deixe mais 20 min, deligue o fogo, deixe esfriar e guarde em vidros esterilizados.
Veja aqui como preparar os vidros para acondicionar o doce com sucesso:
http://www.superziper.com/2007/08/esterilize-seus-potes-de-vidro-para.html