Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 16 de outubro de 2010

Arroz com Lentilha na Pressão

A lentilha é a leguminosa mais rica em ferro. Suas sementes circulares e achatadas lembram as moedas e por isso acredita-se que comer lentilhas na passagem de ano traz boa sorte no ámbito financeiro.

Ingredientes:
250g de lentilhas secas
2 copos (tipo requeijão) de arroz
3 cubos de caldo de galinha
2 dentes de alho amassado
1 colher (sopa)de óleo
1 cebola em rodelas bem finas
2 tomates sem sementes picados
1,2 litros de água
1 xicara (chá) de cheiro verde picado
1 xícara (chá) de azeitonas picadas
azeite  a gosto
400g de bacon picado
1 linguiça calabresa em rodelas finas
óleo suficiente para fritar (bacon, calabreza e a cebola)

Modo de Preparo:
Lave  a lentilha e deixe de molho em água por meia hora. Enquanto isso prepare os outros ingredientes.
Frite em um pouco de óleo o bacom, a calabresa e depois a cebola em rodela até dourarem e reserve.

Coloque na panela de pressão: 1 colher de óleo, o alho e deixe dourar, acrecente a água, o caldo de galinha e a lentilha, tampe a panela. Quando pegar pressão deixe por 4 minutos, abra-a e acrescente o arroz, o tomate e o sal e feche a panela novamente; assim que pegar pressão deixe por 1 minuto e desligue o fogo, deixe  a  panela  sem tirar do lugar. Aguarde 15 minutos, só então abra acrescente o bacom, a calabresa, a azeitona, a cebola e o cheiro verde até então reservados. Regue fartamente com azeite e sirva.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cachecol com Lã Família


Cachecol - tricotei usando ponto turco: 1 tricô, 2 juntos em tricô e 1 laçada. A carreira termina sempre com 2 tricôs, é muito simples já fiz vários cachecois com ele usando outros tipos de lã e com cores variadas. Usei as numerações de agulhas 5, 8 e 10. Ficam todos muito bonitos e macios.
Coloquei  na agulha: 33p + 2p para terminar as carreiras. Tricotar frente e verso igualmente.
Faço com aproximadamente 2metros de comprimento contando com a franja acho que é uma boa medida para pessoas de estátura médiana.

Caipirinha Brasileira


Para acompanhar uma boa feijoada. Caipirinha brasileira.

Ingredientes para 1 porção:
1 limão ou mais (galego, taiti ou vermelho)
2 colheres (sobremesa) de açúcar refinado
muito gelo
cachaça de boa qualidade

Modo de Preparo:
Você vai precisar de: copo  grande de boca larga, faca, soquete de madeira e  tabúa tipo de carne.
Corte e elimine as duas estremidades do limão (tampas)
Agora corte-o ao meio eliminando as partes centrais (aquela parte branca que dá sabor amargo)
Corte-o em fatias finas ou em cubos a seu gosto, coloque primeiro o limão no copo, acrescente o açúcar refinado e  amasse delicadamente com o soquete para extrair o suco. Complete o copo com pedras de gelo e despeje a cachaça, mexa com uma espátula e sirva.
Dicas:
1- Fica especialmente maravilhosa se você molhar a boca de um copo com suco de limão e passar no sal refinado decorando. Só então coloque a caipirinha preparada. Perfeita...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Móbile Trio de Corações

Este trio foi feito com tecido de brim azul marinho, chitão estampado,  recheado com fibra acrílica e bordado com lantejoulas.  Usei ainda pedrarias, fio de naylon e linha Anne.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Omelete Saboroso


A omelete é um alimento feito de ovos batidos com manteiga ou óleo, geralmente com outros ingredientes como queijo, presunto, legumes ou mesmo combinações destes. Para obter uma textura fofa, os ovos são frequentemente batidos com uma pequena quantidade de leite, natas ou mesmo água, o que leva à formação de bolhas de vapor durante a cozedura do ovo. Tradicionalmente, omeletes são dobradas antes de a parte de cima estar completamente cozida. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Omelete

Como Preparo minha omelete
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
3 ovos
1 colher (café) de água
cheiro verde e sal a gosto
1/2 tomate sem sementes picadinho
3 fatias de queijo muçarela (é assim mesmo que se escreve, com "ç")
3 fatias de presunto

Modo de Preparo:
Bater ligeiramente os ovos, água, cheiro verde e sal com um garfo e despejar em uma frigideira aquecida com o óleo. Vá virando a frigideira para espalhar bem coloque sobre a mistura de ovos, o tomate, o presunto e o queijo. Com a ajuda de 2 garfos dobre a omelete sobre o recheio pressionando com os gafos levemente para que fique bem cozida por dentro.

Docinho de Leite

Está receita aprendi com minha querida irmã, Lidia Maria. É aquele doce que derrete na boca, delícia! Costumo fazer enquanto preparo o almoço, pois já estando por conta do fogão ganho tempo. 

Ingredientes:
1 litro de leite
2 xícaras (chá) de açúcar cristal

Modo de preparo
Coloque em uma panela grossa e funda, o leite, o açúcar e mexa bem. Coloque um pires de boca para baixo dentro da panela, isto evita que o leite derrame, leve ao fogo médio por 40 minutos. 
Não prescisa ficar mexendo, após este tempo o doce começa a engrossar; aí sim é hora de tirar o pires e tomar conta mexendo de vez em quando, por aproximadamente 10 minutos até que aparreça o fundo da panela.
Tire o ponto pingando uma pequena porção num prato com água fria, se formar uma balinha que você consiga pegar desligue o fogo e bata o doce com colher de pau até sentir que esta dando consistência, aproximadamente 10 min.
Você pode despejar em mármore untado ou fazer como eu, que uso as embalagens que vem com açúcar ou arroz - não prescisa nem untar. Não gruda, é muito prática. Depois é só cortar os docinhos e servir. 
Outras versões com a mesma receita: antes de despejar o doce, acrescentar 100g de coco ralado ou 
500g de amendoim torrado sem pele. Também ficam ótimas.