Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

Macarrão Dois em Um

Sempre faço este macarrão com maionese, quando já estou sem opção para variar o cardápio. É uma refeição rápida, que pode ser consumida gelada ou quente. Mas tenho que admitir,  o pessoal aqui de casa prefere macarrão com molho vermelho. Hoje resolvi  agradar e fiz o molho; me surpreendi, ficou ótimo. Preparei normalmente, mas deixei que optassem entre colocar maionese ou molho vermelho com manjericão. Perfeito, bom demais.


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de sal
E água suficiente para cozinhar o macarrão, coloco aproximadamente 3 litros
500g de macarrão parafuso

Preparo:

Leve uma panela ao fogo com a água, óleo e o sal, assim que começar a ferver acrescente o macarrão e mexa para não grudar. Quando a água voltar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos. Escorra e passe por água fria para retirar bem a goma. Se optar pela maionese, misture tudo e leve para gelar. Se preferir quente, leve ao forno para derreter o queijo. Porém, se preferir com molho, descarte a maionese no preparo.

Com Maionese

1 pote de 500g de maionese
400g presunto picado em cubos
400g de queijo muçarela picada em cubos
4 tomates sem sementes picados em cubos
cheiro verde picado e manjericão a gosto

Com Molho Vermelho (prepare o macarrão e troque a maionese pelo molho)
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena ralada
1 cubo de caldo de galinha
2 sachês com 340g cada de molho refogado Quero
folhas de manjericão a gosto

Para o molho:
O molho já vem pronto para o uso. Eu gosto de "incrementar", da seguinte forma:
Leve uma panela ao fogo com o óleo e a cebola ralada deixando dourar, acrescente o caldo de galinha e os 2 sachês de molho refogado. Assim que ferver, feche a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Eu prefiro cozinhar na pressão. Coloque o macarrão preparado com presunto, queijo, tomates e cheiro verde no prato, cubra com molho e algumas folhas de manjericão.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Flor em Fuxico Suporte para Pano de Prato

Fiz este suporte para pano de prato, já pensando no Natal que se aproxima. Vou começar a postar meus trabalhos com este tema, assim você terá tempo para aproveitar as ideias.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doce de Mamão Verde Enroladinho

Este doce é artesanato culinário, bonito e gostoso.
Ingredientes:
1 mamão verde
10 cravos da índia
1 litro de água para  a calda
o peso do mamão em açúcar
2 colheres(sopa) de sal (retira o amargor do mamão)
1 colher (sobremesa) bicarbonato
Modo de Preparo:
Risque o mamão com a ponta de uma faca para eliminar o leite, aguarde aproximadamente meia hora.
Corte o mamão ao meio e retire as sementes usando uma colher.
Corte-o em lâminas finas e comece a enrolar. Com agulha de costura e linha  de bordar, vá formando colares com os rolinhos de mamão, colocando-os em uma bacia com 3 litros de água e 2 colheres (sopa) cheias de sal (este procedimento ajuda a eliminar o amargor do mamão).


Depois de todo o mamão enrolado e feitos os colares, lave em água limpa para eliminar o sal.  Coloque água para ferver - o suficiente para cobrir os rolinhos. Quando começar a ferver, acrescente uma colher (sobremesa) rasa de bicarbonato  e os colares. Quando voltar a ferver, aguarde cinco minutos e desligue o fogo. Escorra a água, então acrescente o açúcar, a água, os cravos e deixe ferver em fogo médio por 1 hora.
Desligue o fogo, tampe com um pano limpo e deixe repousando por, no mínimo, 12 horas. Após este tempo, leve novamente ao fogo para engrossar a calda (aproximadamente 30 minutos). Tire do fogo e deixe esfriar, tampado com um pano limpo. Com tesoura, retire as linhas e armazene em vidros esterelizados. Sirva acompanhado de queijo fresco.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alfineteiro da Gabi

Para este trabalho, Gabi cortou um circulo de algodão crú e costurou como fuxico. Recheiou com manta acrílica. Os canudos amarelos eram cabinhos de pirulito, doce apreciado pela Gabi e pela maioria das crianças . Colamos com cola quente assim como os fuxicos e o resultado foi este lindo agulheiro.

Salada de Batata com Maçã

Humm!!! Que delícia de salada.

Ingredientes
500g de batata
1 colher (sobremesa) de sal
2 maçãs
1 cebola pequena ralada
250 gr de maionese
cheiro verde, azeite, sal e limão a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas descascadas e picadas em água quente com sal, escorra e deixe esfriar, se estiver com pressa pode passe em água fria. Acrescente a maçã picada com a casca, a cebola ralada, o azeite, o cheiro verde e a maionese, se achar nescessário  acrescente mais azeite, sal e suco de limão a gosto. Sirva gelada.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reciclando Com Fuxico

Minha filha, Gabi, recebeu um trabalho de escola em que deveria expor sua criatividade em reciclagem. Este é um pote plástico que  vem com balas e que fatalmente viraria lixo. Ajudei-a a visualizar um porta jóias para crianças. É uma fitinha aqui, um fuxico ali, um lacinho acolá e pronto. Ela fez várias peças com minha assessoria. Sempre gostei de interagir com minhas crianças inventando, brincando e estreitando os laços de amor.

Doce de Coco com Maracujá

Quando vi esta receita no blog quitandas de minas fiquei curiosa. E fui logo para cozinha experimentar! Simples e diferente. Aprovei! Podem fazer, o doce é bem gostoso!
Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de Maracujá
100g de coco seco ralado
1 colher (sopa) rasa de manteiga
1 lata de leite condensado
Modo de Preparo:
Leve uma panela pequena ao fogo médio com o açúcar, o suco de maracujá e o coco ralado mexendo com colher de pau até secar bem o liquído. Acrescente o leite condensado e a manteiga e mexa até ver bem o fundo da panela, ou até parecer que vai açucarar. Desligue o fogo, bata com a colher até engrossar, use duas colheres de sobremesa para pingar porções em superficie fria e untada, ou como já disse outras vezes no saco plástico que vem com açúcar cristal, sem prescisar untar.