Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Geleia de Jabuticaba da Sogra















Quem fazia muito bem esta geleia era a minha sogra, dona Zulmira Sales Serafim. Aprendi muito com ela, cozinheira de mão cheia. Disposição e destreza no cozinhar, mal raiava o dia e já estava ela acendendo o fogão de lenha, e ai não parava mais... Era o dia inteiro por conta de preparar seus quitute de babar, ah, que saudades... Em sua homenagem, pois as jabuticabeiras pertenciam a ela, fiz a geleia que vou apresentar.

Ingredientes:
1kg de jabuticaba madura e bem lavada
açúcar o quanto baste

Modo de preprar:

Depois de pesar e lavar as jabuticabas, coloque-as em uma panela e vá esmagando-as com as mãos até que estejam todas estouradas.
Leve a panela ao fogo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos mexendo de vez em quando, desligue o fogo aguarde esfriar.
Passe este cozido de jabuticabas pelo espremedor de batatas para separar os sólidos do líquido e passe o líquido uma vez por uma peneira, retirando qualquer resíduo.
Agora meça o líquido obtido e coloque a mesma medida de açúcar. Misture bem, usando colher de pau, e volte ao fogo, mexendo para que não entorne, por uns 15 minutos ou até que fique uma calda grossa. Desligue o fogo e espere esfriar. Ela ficará mais encorpada. Conserve em vidros, de preferência esterelizados.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jabuticabeira em flor

Fiz esta foto no mês de julho. Olhem que maravilha!!!























Quem cuida com muito amor das jabuticabeiras é meu irmão Arildo, homem bom, inteligente e viajado. Já rodou o Brasil quase inteiro; conhece muito... Agora, mora no campo, só curtindo estas maravilhas. Ele fez um rasgo na terra, ao lado das jabuticabeiras, desviando um pouco do corrego d'água pequenino que passa no fundo do quintal de nossa casa, que é para molhar direto a terra em derredor das jabuticabeiras, e elas agradecem ficando cobertas de flores.
























A foto agora é do mês de agosto, as flores em transformação...
Os troncos agora estão recobertos de lindas frutas verdes, da cor da esperança.






















Setembro chegou, o milagre se completou, estão até reluzindo!!!






















Quem vai começar a transformar as frutas que estão doce como mel em receitas sou eu.
Aguardem: Geleia de jabuticaba da Sogra
Licor de Jabuticaba.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RECICLAGEM INTERESSANTE

Esta excelente idéia para fechar saquinhos de mantimentos não é minha, mas como achei muito interessante, quero compartilhar com vocês. Bom pra nós e pro meio ambiente.


Use para cortar a garrafa pet (tesoura,estilete ou faca) como mostra a foto.
Coloque a parte do plástico aberto através do gargalo da garrafa que você acabou de cortar.


Arrume o plástico para baixo e coloque a tampa, fácil assim.


Melhor impossível!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bolo de Caneca

















Sabe aquelas dias que você sente uma vontade de comer um bolo, mas fica com uma preguiça danada de untar a forma, ligar o forno e sujar aquele monte de vasilhas,que depois tem que lavar??? Agora já é possível fazer um bolo individual vapt vupt no microondas, em apenas alguns minutinhos. E o melhor, fica perfeito! Com cobertura e tudo, a final você merece este carinho, não é mesmo?

Ingredientes:
1 ovo
4 colheres (sopa) de leite (pode substituir por água, refrigerante, sucos em geral)
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres rasas (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó (se usar achocolatado diminua o açúcar)
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento químico em pó (caso não vá usar a farinha que já contém fermento)

Cobertura:
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) chocolate
para decorar chocolate granulado

Modo de preparo:
Prepare a calda primeiro e reserve. É só misturar os ingredientes num copo tipo requeijão e levar ao microondas por 1 minuto. Observe para não deixar ferver e cair tudo. Caso seja preciso, dê uma pausa e espere um pouquinho até abaixar.

Vou contar como fiz o bolo mas, se preferir, use um garfo e bata direto na caneca (bata bem o ovo para não ficar com gosto acentuado).
Usei um vidro vazio, daqueles que vêm com palmito. Coloquei o ovo, óleo, leite e fechei o vidro. Chacoalhei bastante (faça isto sobre a pia pra evitar lambança). Abra o vidro e acrescente o açúcar, farinha, fermento e mexa com um garfo até homogeneizar. Pode dar mais umas chacoalhadas no vidro (fechado, naturalmente) é divertido! Despeje a massa numa caneca com capacidade para 300ml, tipo aquelas que a gente usa para tomar sopa. E, principalmente, que seja própria para microondas. Não precisa untar. Leve ao micro, por 3 minutos na potência alta. Despeje a calda sobre o bolo ainda quente e decore com o granulado. Huuuuuuuuuum! Só alegria...
Eu prefiro usar a farinha de trigo que já vem com fermento (fabricação do Moinho Sul Mineiro S.A. - daqui da cidade de Varginha/MG), perfeita para bolos.

domingo, 12 de setembro de 2010

Pano de Bandeja em Crochê


















Hoje, 12 de setembro, comemora-se o dia internacional do crochê. Magia pura: uma agulha, alguns fios, mãos habilidosas e alguma noção é o que basta para sairmos criando. Com apenas algumas correntinhas, transformamos linha em flores,colares,caminhos,agasalhos,colchas,porta isso, porta aquilo, não tem fim tantas maneiras de trabalhar. É uma arte que soma, integra e multiplica o conhecimento e o aprimoramento. São mulheres, homens, crianças se dedicando; todos crochetando. Quero homenagear hoje você que, como eu, um dia encontrou um anjo pra ensinar a fazer correntinhas.