Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Geleia de Jabuticaba da Sogra















Quem fazia muito bem esta geleia era a minha sogra, dona Zulmira Sales Serafim. Aprendi muito com ela, cozinheira de mão cheia. Disposição e destreza no cozinhar, mal raiava o dia e já estava ela acendendo o fogão de lenha, e ai não parava mais... Era o dia inteiro por conta de preparar seus quitute de babar, ah, que saudades... Em sua homenagem, pois as jabuticabeiras pertenciam a ela, fiz a geleia que vou apresentar.

Ingredientes:
1kg de jabuticaba madura e bem lavada
açúcar o quanto baste

Modo de preprar:

Depois de pesar e lavar as jabuticabas, coloque-as em uma panela e vá esmagando-as com as mãos até que estejam todas estouradas.
Leve a panela ao fogo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos mexendo de vez em quando, desligue o fogo aguarde esfriar.
Passe este cozido de jabuticabas pelo espremedor de batatas para separar os sólidos do líquido e passe o líquido uma vez por uma peneira, retirando qualquer resíduo.
Agora meça o líquido obtido e coloque a mesma medida de açúcar. Misture bem, usando colher de pau, e volte ao fogo, mexendo para que não entorne, por uns 15 minutos ou até que fique uma calda grossa. Desligue o fogo e espere esfriar. Ela ficará mais encorpada. Conserve em vidros, de preferência esterelizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário