Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 4 de setembro de 2010

Manjericão


















MANJERICÃO
Nome científico: Ocimum Basilicum
Composição: cálcio e vitaminas A e B2
Utilização: pode ser encontrado fresco ou seco, mas recomenda-se usar suas folhas novas, pois elas perdem o aroma depois de secas.
Conservação: para o manjericão fresco, o ideal é picar as folhas e guardar em um vidro fechado, com azeite. Para a versão seca, deve ser colocado em um recipiente fechado e protegido da luminosidade e umidade.
Indicações: além do sabor especial que a erva garante aos pratos em que é acrescentada, também é aplicada terapeuticamente como, por exemplo, em infusões para gargarejos contra dores de garganta; em bochechos para cicatrizar aftas; em tosses, resfriados ou crises de bronquite e como sedativo suave, que ajuda a combater dores de cabeça, enxaqueca e gastrite.
O manjericão é uma erva medicinal com uma série de benefícios.
É curioso que existe uma tradição religiosa hindu a qual consideram a planta sagrada e a veneram pela manhã e também à noite.
Outra curiosidade é que o manjericão foi considerado um símbolo de amor, ódio e fertilidade.
As folhas do manjericão servem como tônico para os nervos e também para memória é excelente para quem tem problemas de bronquite também. Suas folhas fortalecem o estomago.
O suco de suas folhas serve para reduzir a febre, o chá do manjericão pode ser oferecido a crianças a cada duas horas misturado com açúcar.
O manjericão pode ser usado como xarope expectorante para tosses e bronquites, e mascar as folhas ajuda para acabar coma gripe.
No caso de problemas de garganta pode usá-lo como gargarejo e também tomá-lo como chás.
Alem dessas propriedades o manjericão é bom para quem tem problemas de colesterol.
E no caso de insuficiência renal deve-se tomar o sumo das folhas com mel durante 6 meses que ajuda expulsar as pedras.
Mesmo pessoas saudáveis devem mastigar o manjericão para evitar o estresse
O manjericão e a culinária
Todos nos conhecemos os benefícios do manjericão na culinária.
Você pode congelar o manjericão para conservá-lo na geladeira caso você não tenha uma planta fresca para fazer aquele molho pesto, ou mesmo molho de tomate. Neste caso não deve passar de 4 meses para utilizá-lo.
E no caso de você utilizar a erva seca, ai compre em pequenas quantidades e consuma rapidamente.
O texto achei aqui: http://estrelaazul1.spaces.live.com
A foto: http://artemaniacriar.blogspot.com

Corações de pano amo fazer!

Corações de pano amo fazer! Qualquer retalhinho se transforma em um mimo de amor.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bolo de Laranja Com Calda




















Ingredientes para o bolo:

1 laranja com a casca
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
3 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo:

Este bolo é muito simples de se fazer. Lave a laranja, corte uma tampa nas duas extremidades, corte-a ao meio, retire as sementes e aquela parte branca central; pique-a em pedaços menores e coloque no liquidificador.

Acrescente então o óleo, leite, ovos e o açúcar e deixe bater até que triture bem a laranja.

Acrescente a farinha de trigo aos poucos no modo pulsar do liquidificador ou, se preferir, despeje em uma tigela e misture a farinha, sal e adicione o fermento em pó. Coloque em assadeira redonda, de buraco no meio, untada e polvilhada e leve a assar. A temperatura do forno deve estar a 180ºgraus. Assar por mais ou menos 30 a 40minutos. Espete o bolo com um palito e, saindo seco, está pronto.

Calda:
2 laranjas (só o suco)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de amído de milho
Desmanche o amído no suco, junte o açúcar e leve ao fogo mexendo. Deixe fever até que fique grossinha a calda e despeje sobre o bolo.

Bife Acebolado Suculento

Carne bovina:

















Pessoal, hoje fiz bife acebolado. Ficaram dourados, suculentos, macios, com bastante molho e com um sabor divino. Estou percebendo, que adoro cozinhar! Ainda não tinha atinado prá coisa, mas faço com dedicação, sendo eu a responsável pela cozinha aqui em casa, são anos de vitórias e alguns desapontamentos, pois a arte de cozinhar é assim mesmo. Uns seguem a receita à risca e outros, como eu, raramente. Não consigo deixar de modificar algo, colocar a minha percepção, criatividade e imaginação em ação. Aproveito as idéias e pitadas de amor que cada receita contém e aplico a magia da transformação nas experiências infinitas do mundo culinário. Adoro brincar com as receitas e os ingredientes disponíveis, sem medo de ser e fazer feliz. Beijos, Rosângela Serafim

Carne Suina:


















Ingredientes
1 k de alcatra ou miolo de alcatra cortado em bifes de espessura média
Se preferir, lombo suino, o preparo é o mesmo
Sal a gosto
2 cebolas médias cortadas em rodelas grossas
1 dente de alho cortado ao meio
300 ml de água
1 colher (sobremesa) rasa de amido de milho
1 colher (chá) de molho inglês (opcional)

Modo de Preparo
Tempere os bifes com sal e reserve.
Coloque uma panela mais funda e grossa com um pouco de óleo, o alho e duas rodelas de cebola. Deixe fritar até ficar marrom.
Coloque 2 bifes de cada vez para fritar, deixe por um tempo de um lado e depois vire para dourar do outro lado.
Vá colocando os bifes já fritos em um pirex com tampa para mantê-los aquecidos. Depois de todos os bifes prontos, se achar necessário ponha um pouco mais de óleo na panela e jogue as cebolas reservadas. Mexa até que peguem um pouco de cor e brilho, mas permaneçam crocantes. Despeje-as sobre os bifes.
Agora, misture o amido, a água, o molho inglês e sal temperado a gosto e coloque na mesma panela que fritou os bifes. Deixe ferver uns minutinhos e pronto. Agora é só colocar o caldo sobre os bifes e servi-los.


Sugiro servir com: arroz branco, feijão, batatas fritas e uma salada.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CANDIDATOS EM VARGINHA

Em visita a Varginha, os candidatos AÉCIO NEVES, JOSÉ SERRA, ANTONIO ANASTASIA E EDUARDO AZEREDO. Minhas fotos foram feitas pela gentil amiga Valdelyne Nágela.





terça-feira, 31 de agosto de 2010

COLAR COM FLOR DE FUXICO

Estes colares são de fácil confecção, e valorizam o seu look!