Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Carnes: Como Escolher e Preparar

Muitas vezes ficamos em dúvida na hora de escolher e comprar a carne para cozinharmos. Achei esta excelente dica de cortes de carne:  http://cozinhafacil.blogspot.com/
Faça uma  visita e delicie-se com várias receitas maravilhosas.

Corte de Carne

  1. Paleta
  2. Fraldinha
  3. Peito
  4. Capa de Filé
  5. Cupim
  6. Ponta de Agulha
  7. Pescoço

Acém (J)

É o maior pedaço e mais macio do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra que deve ser cozida. Muito versátil, pode ser utilizado em ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados, bifes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho.

Alcatra (B)

Melhor parte do traseiro bovino, localizada na parte interna da coxa. É um corte macio e se divide em: ponta de alcatra, usada para bifes, e alcatra propriamente dita, boa para assados e grelhados. Também fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha, porém devem-se evitar cortes finos, pois a carne pode ressecar.

Contrafilé (F)

Carne proveniente do lombo do boi, macia, redonda, firme e de paladar bem acentuado. Possui uma camada de gordura na lateral que mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados.

Coxão duro (D)

É um músculo grande, com fibras mais longas e rijas e gordura concentrada na parte externa. Exige cozimento lento, sendo ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada, cozidos ou utilizado moído em molhos e refogados.

Coxão mole (A)

É um músculo do interior da perna, arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Indicado para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, bifes finos e enrolados, ou então para refogados e molhos, na forma moída.

Costela (L)

É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos. A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes. As carnes preparadas com osso têm sempre um sabor muito especial.

Filé mignon (C)

Carne muito macia, que se localiza ao longo do dorso do animal e pesa cerca de 2 kg. Corte mais caro por não possuir nervos, gordura ou osso. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contrafilé. Próprio para bifes, medalhão, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos.

Lagarto (E)

Carne com coloração mais clara, fibras longas e magras e formato arredondado, alongado e bem definido. Preparo típico é a carne de panela, carne desfiada (carne louca) podendo ainda ser usado em assados e rosbifes. Ainda cru e cortado em fatias bem finas, produz o famoso carpaccio. Seu peso pode variar de 1,5 a 2,5 kg, de acordo com o porte do animal.

Maminha (K)

É a parte mais macia da alcatra, que pesa cerca de 1,5 kg. É suculenta e tem um sabor mais suave do que o da picanha. Muito utilizada para assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura.

Músculo/Ossobuco (I)

Corte muito saboroso e indicado para o preparo de caldos e molhos, carnes de panela e também sopas. Com osso, é chamado de ossobuco.

Patinho (G)

Carne bovina localizada na parte traseira. É a parte menos macia da alcatra. Próprio para bifes de panela, assados e ensopados, é também indicado para almôndegas e bolos de carne.

Picanha (H)

É parte da alcatra, mais marmorizada, de forma triangular, e com uma boa camada de gordura. Apresenta maciez, sabor acentuado e de fácil preparo. É própria para churrascos, podendo ser assada inteira ou em postas no espeto ou na grelha. É boa para assados ou bifes. Vale lembrar que a picanha pesa entre 1kg e 1,5kg, portanto, no momento da compra, se você encontrar peças maiores, saiba que na verdade há uma parte de coxão duro que não foi separada do corte sendo vendida junto.

Rabo (M)

Parte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços - separando-se as vértebras individualmente - ou numa só peça. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorpado.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher


 Parabéns mulheres do planeta e arredores. Beijos de luz em seus corações!!!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Meditação



 
Basta isto: paciência
Encontre tempo e espaço e crie o hábito de meditar. No começo é difícil, mas seja paciente. Basta isto: paciência. E continue esperançoso, otimista, pois é só uma questão de tempo.

É como se você plantasse sementes - você não pode esperar que germinem no dia seguinte. Isso leva algum tempo, elas germinarão quando for a hora. Elas não seguem as expectativas que você tem, mas uma lei própria.

Elas têm sua lei intrínseca, sua própria natureza. Esperam a época certa, talvez a chegada das nuvens, da chuva, talvez a primavera...

Por isso, não desanime. Esse é um dos principais motivos porque tanta gente começa a meditar e para logo. Muitos começam, e poucos dias depois pensam: "Não estou conseguindo". Não é questão de conseguir ou falhar. Insista, independentemente do que estiver acontecendo.

É a mesma coisa de você todos os dias tomar banho ou ir dormir. Você não pensa se está conseguindo ou não, se está ganhando algo ou não. Um banho é bom em si, tem valor intrínseco.

Logo a meditação se torna uma espécie de banho interior. Você se sente melhor, mais centrado, mais enraizado, mais com os pés no chão.

Se você esperar pacientemente, um dia ela virá como uma explosão, como um relâmpago, e a partir daquele momento você não será mais o mesmo. A partir daquele momento você não precisará fazer meditação - você estará em meditação em tudo o que estiver fazendo.

Respirar será meditação, andar será meditação, comer será meditação. A meditação se tornará toda a sua natureza.
Osho, em "Meditações Para o Dia"