Seguidores

Pesquisar este blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Flor Mimosa em Tecido

Esta é uma das flores que fiz para Gabriela colocar nos cabelos, ela usa sempre já esta até surrada. Mas é uma das preferidas dela.

Passo a passo da flor mimosa de tecido:
 Corte 6 círculos de 10cm para as pétalas, e dobre-os ao meio. Alinhave na dobra e puxe a linha para franzir prendendo com um ponto de arremate. Continue alinhavando e juntando as demais pétalas


Para o miolo da flor corte 1 círculo de 7cm em outra estampa e costure chuleando a borda para fazer o fuxico. Arremate e costure ou cole com cola quente no centro da flor.


Para a folha corte 1 círculo de 10cm  em tecido verde. Dobre como mostra na figura e alinhave, puxe a linha para franzir e arremate pregando atrás da flor.


Para um perfeito acabamento, corte um círculo de 3 cm em napa, curvim ou feltro. De 2 piques de 1/2cm no centro do círculo com a tesoura. Estes piques servirão para colocar a flor com tiara, tic-tac ou alfinete se preferir usar como broche.
 



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Compota de kin-kam


Colhi estas laranjinhas na fazenda de minha irmã Marilda. Fiquei encantada com a beleza das frutas, procurei uma receita, achei.  http://mangiachetefabene.wordpress.com - Usei a receita mas fiz do meu  jeito,  ficou lindo o doce e muito bom.


Ingredientes:
1kg de laranjinha kin-kan
4 xícaras (chá) de açúcar
2 xicaras (chá) de água
5 cravos da índia
Modo de Preparo:
Deixe as laranjinhas de molho por uma hora em água, o suficiente para cobri-las. Adicione 1 colher de sopa de sal. Isto ajuda a tirar o amargo. Passe por água limpa, dê um pique com a tesoura em cada laranja onde era  o cabinho.
Afervente as laranjinhas com água suficiente para cobri-las  por 3 vezes.  Coloque as panelas de  água para ferver. Assim que abrir a fervura coloque as laranjinhas, aguarde que volte a ferver e deixe por aproximadamente 3 minutos. Escorra a água e repita o procedimento  
( 3x no total). Coloque agora na panela as laranjinhas preparadas, o açúcar, a água e os cravos. Leve ao fogo. Deixe a  calda apurar mas não engrossar demais. Armazenar em potes de vidro esterelizados.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sachê Fuxico



 Material necessário:
Um quadrado de tecido estampado ou  liso para o fuxico, com 19x19cm
Para o coração de fuxico um quadrado de tecido com 14x14cm
manta acrílica
botão, agulha
linha de costura nº 10
tesoura, cola quente
1 sabonete perfumado, de preferência redondo
Corte  um círculo em tecido estampado (usei um prato de sobremesa diâmetro 19x19cm, como molde) e prepare o fuxico chuleando a borda, com linha nº 10 e agulha, mas não arremate (reserve).
Se o sabonete for redondo o resultado ficará melhor, nestes usei sabonete oval envolvido por um pedaço de manta acrílica para ficar fofinho. Coloque dentro do fuxico, termine de costurar arrematando bem firme. Faça um coração de fuxico, corte no tecido liso ou de outra estampa que combine, um coração com 14x14cm, dê um pique de 1cm no centro superior do coração. Comece a costura por ali, arremate, pregue um botão e enfeite com laços de fita de cetim,  fixe com linha e agulha ou use a cola quente.


 Esta é uma sugestão de lembrança que não pesa no seu bolso, que agrada pelo visual e pelo cheirinho gostoso. Você marcará presença nas gavetas,  na  memória  e no coração de quem  recebe este carinho.