Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cachepô de Porcelana Fria


Confecionei este cachepô de biscuit, em 1991, nesta época quase ninguém conhecia a técnica ou o modo de preparar a massa e também não se encontravam ferramentas adequadas ou revistas como hoje. Elas facilitam muito o trabalho do artesão. Tinha que improvisar, mas era bom demais, ficava horas a fio trabalhando, criando, esquecia da vida varava as noites. Os detalhes desta peça fiz com uma faca de mesa. Fiz peças lindas, flores, legumes, bolachinhas enfim, tudo que imaginava. Era só moldar nesta massa macia e boa de transformar. Foi um ciclo de muito prazer em minha vida. Acho que trabalhei com o biscuit por uns 5 anos, de repente passa como todo ciclo, e já estou pronta para outras emocionantes aventuras artesanais.
A receita que eu usava pode ser feita tanto no fogão convencional como no microondas, perfeita!  Pelos anos que tem está peça e continua como nova.
A massa do biscuit é conhecida por “porcelana fria” pelo fato da mesma secar fácil em contato com o ar, não precisando ser cozida no forno para que seque. Aprenda a fazer a massa de biscuit com o passo a passo.

Ingredientes para fazer a massa do biscuit:
02 xícaras (chá) de amido de milho
02 xícaras (chá) de cola branca (eu usava, cascorez rótulo azul)
01 colher (sopa) de caldo de limão, vinagre ou formol (eu só usava o formol)
02 colheres (sopa) de vaselina líquida
01 colher (sopa) de creme hidratanre para as mãos sem silicone

Como fazer no microondas:
Tudo vai depender da potência do seu microondas, o tempo de cozimento varia entre 1 minuto e 30 segundos, podendo levar até 10 minutos. Na primeira vez que você for cozinhar a massa, tire-a a cada trinta segundos, sempre verificando para que a massa não passe do ponto.
Você deve misturar todos os ingredientes em um pirex e levar ao microondas por aproximadamente 3 minutos, mexa a cada 1 minuto, caso seja a primeira vez que você esteja fazendo em seu microondas, verifique a cada 30 segundos, para que não passe do ponto.

Como fazer no fogão convencional:
Em uma panela, misture todos os ingredientes, mexa com uma colher de pau, até que toda mistura se desprenda do fundo da panela, sem estar totalmente ressecada, ou seja, um pouco mole ainda. Se você ja fez massa para coxinha, ou sabe como fica, o ponto deve ser o mesmo.
Como sovar a massa do biscuit:
Logo após o cozimento, coloque bastante creme nas mãos e também em uma superficie lisa e fria, um exemplo, é a pia da cozinha, sove a massa como se fosse massa de pão. Cuide para não queimar as mãos.

Dicas para a massa biscuit:
 A massa deve ser sovada ainda quente, para que fique com consistência macia e elástica.
 Depois que a massa estiver sovada, conserve-a em saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras.
 Deixe a massa em descanço até que esfrie, se o saco plástico ficou com goticulas de água. Você deve retirar a massa do saco, secar bem e guardar novamente no plástico retirando todo o ar.
Você pode fazer seus trabalhos com a massa na cor natural, ou se preferir pode tingir pequenas porções com tinta a óleo para tela.



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Morango Brigadeiro

Ingredientes:
1 caixinha de morangos
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) cheias de achocolatado
1 colher (sopa) de margarina
200g de chocolate granulado
1 colher (sopa) de vinagre
Modo de Preparo:
Coloque os morangos em 1 litro de água com o vinagre e deixe por 10 minutos; após este tempo escorra-os  e passe-os  por água limpa. Seque bem cada morango com um pano limpo, retire os cabinhos e reserve.
 Leve uma panela ao fogo com o leite condensado, o achocolatado e a margarina,  mexa com colher de pau até aparecer o fundo da panela.  Desligue o fogo, aguarde esfriar e, com as mãos untadas com margarina, abra a porção de massa de brigadeiro e cubra o morango, passando-os em chocolate granulado. 
Rende aproximadamente 20 unidades.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A paz começa comigo! - Vera Ghimel

Colar Havaiano Reciclagem


 As flores fiz com sacolas plásticas coloridas, barbante fino, agulha para tapeçaria, tesoura e canudos cortados com 3cm. Coloque o barbante na agulha, corte as flores e os canudos e vá intercalando um pedaço de canudo e uma flor. Quando achar que o tamanho do colar esta bom, corte o barbante deixando 15cm para dar o acabamento com um nó.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Automassagem No Rosto

Pessoal, descobri uma serie de vídeos da terapeuta corporal estética Elizabeth Valiengo ensinando massagem para o rosto, e outras tantas para o corpo. Achei legal e vou começar a praticar; tenho certeza que deve melhorar muito a aparência. Vale a pena conferir.
http://www.youtube.com/watch?v=WoUAJBhpVVU&feature=player_embedded

Coração de corações

Tenho paixão por coração, até musica e letra já fiz com o tema, mesmo não sendo cantora ou compositora. Foi pura inspiração Divina. Quem sabe uma hora consigo gravar e colocar o som aqui.


Este coração com varios corações de fuxico, dedico a você que visita o blog. Eles são fáceis de fazer,  pode passar no blog artemelza, é só você clicar ai do lado, nos blogs que sigo. Lá encontrará  a maneira de fazer coração de fuxico. Estes eu já assinei dando uma incrementada com meu toque pessoal. Recheando com fibra acrílica, colocando laço, contas coloridas e alcinha dourada para pendurar. Estou pensando em decorar a árvore de natal, este ano, com muitos corações. Vou ter que me apressar, pois quero também presentear as pessoas queridas, que com certeza vão comigo celebrar.






Chuchu Refogado

Receita para iniciantes na arte de cozinhar, escolha sempre com carinho os legumes as verduras ou as frutas. Prefira os que estejam com aspecto impecável,digo, lindos!!!

Ingredientes:
1/2 kg de chuchu
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena fatiada fina
Sal e cheiro verde a gosto

Para descascar os chuchus, é bom que seja debaixo d'água ou passe óleo em suas mãos para não ficar, depois, com uma sensação desagradável de repuxamento.
Para descascar, elimine as extremidades, corte ao meio e, depois, ao meio novamente. Retire as partes brancas centrais, as cascas e pique do tamanho e forma desejados.
 
Leve uma panela ao fogo com o óleo a cebola e frite levemente; acrescente o chuchu e sal a gosto. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo algumas vezes. Se achar necessário, pingue um pouquinho de água, só para ajudar no cozimento. Quando conseguir partir o pedaço com facilidade estará pronto. Desligue o fogo, acrescente cheiro verde a gosto e sirva.

 Como salada, depois de descascado o chuchu, você pode só cozinhá-lo em água suficiente para cobri-lo, escorrer, esperar esfriar e temperear a gosto.