Seguidores

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cordão Natalino em Crochê

Fiz este cordão em crochê com a linha Cleia, para enfeitar um dos pacotes com os quais presentearei neste natal. Segui o gráfico postado pela Norminha, do blog http://pontopreso1.blogspot.com
Fiquei encantada com a peça, não resisti. Vejam se não é um mimo. Obrigada, Norminha, amei.

http://1.bp.blogspot.com/_MTXSa3IPgoY/TNlrXwFijaI/AAAAAAAAF_o/x2G8tiugxTw/s1600/Cord%25C3%25A3oNatalino%2B1.jpg

Pãozinho Caseiro

Este pão é um dos preferidos do pessoal aqui em casa. Faço com frequência a receita, que era de minha sogra, D. Zulmira. Ela fazia muito bem, algumas vezes recheava com linguiça antes de assar. Hummmm,  o maridão adora! E quando sai do forno, passa a manteiga, ela vai derretendo, bom demais, a casa toda fica com aquele perfume de casa de mãe, de aconchego, de carinho. Os filhos chegando, um café quentinho saindo... Tem coisa melhor do que se reunir assim no fim do dia?

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 litro de leite
50 gramas de fermento fresco para pão
1 xícara (chá) de gordura  de porco (se preferir óleo de soja)
1 colher (sopa) de sal
2 ovos
1 kg de farinha de trigo ( Tenha um pouco a mais, caso necessite)

Modo de Preparo:
Colocar em uma vasilha adequada (tipo bacia plástica), o açúcar e o fermento misturando com uma colher até derreter o fermento. Acrescente o leite amornado levemente pois, se estiver mais para quente, mata o fermento. Acrescente a gordura, os ovos, o sal misture bem e vá acrescentando a farinha de trigo e sovando com as mãos, até que a massa não grude mais nas mãos, porém continue elástica e macia. Sove bem. Divida a massa em porções de, aproximadamente, 50 gramas. Forme os pães a seu gosto, coloque-os em tabuleiros, cubra-os e deixe-os crescer. Se o dia estiver ensolarado, coloque as assadeiras cobertas ao sol (isto agiliza o crescimento da massa). Leve ao forno, com temperatura a 180ºC, até dourar levemente.

Outras receitas : http://youtu.be/gQOOee9usGE

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Árvore de Natal Chaveiro

 
Este artesanato  fiz com retalhos de brim cedidos gentilmente pela Anete, proprietária da Charmes Confecções, minha vizinha. Os retalhos, mesmo que pequeninos, sempre podem ser transformados e aproveitados. Estas arvorezinhas fiz para colocar como chaveiro pelas portas da casa, ficarão um charme.

Faça o desenho da árvore do tamanho desejado em papelão, coloque sobre o avesso do tecido que deve ser duplo, risque e corte.

 A alça para pendurar deve ser presa pelo direito da peça antes de costurar, deixe uma abertura na base da arvorezinha para desvira-la.
Feche a abertura com pontinhos manuais, os enfeites podem ser bordados ou colados com cola quente.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Beijo Quente

Quem não gosta de um carinho? Quando quero agradar a Gabi, minha caçula, faço esta receitinha antiga. Dizem que o nome é beijo quente, outros Pralinê. Seja lá o nome que queiram dar o que importa é que é muito bom!!!

ingredientes:
500g de amendoim crú
2 xícaras (chá) de acúcar
1 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de achocolatado
1 colher (sobremesa) de fermento para bolo em pó 

Modo de Preparo:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo com colher de pau até que seque - fica tipo uma farofa. Neste ponto, continue mexendo até que comece a derreter e grude no amendoim. Desligue o fogo e despeje numa assadeira grande e mexa até que solte os que estiverem grudados, deixe esfriar e sirva.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rosca de Leite Condensado

Esta rosca deliciosa, macia e perfumada recebi quentinha de uma querida amiga e vizinha, Solange Reis. Sabe aquelas pessoas que fazem a mesma receita que a gente faz, mas que não sei porque  o resultado é melhor. Então as quitandas e biscoitos que ela faz ficam assim, mais bonitas e mais gostosas,o segredo creio eu que seja o amor!!!

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de água (use a lata do leite condensado como medida)
1/2 lata de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
4 ovos
1 xícara (café) de açúcar
1 colher (café) de sal
60gr. de fermento fresco para pão
1 kg de farinha de trigo
1 gema de ovo para pincelar e açúcar com canela para polvilhar

Modo de preparo:
Reserve a farinha de trigo e bata os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma vasilha adequada e vá acrescentando a farinha até que fique uma massa elástica, macia e que não grude nas mãos. Forme as roscas, passe a gema batida,  cubra com um plástico e um pano limpo e, se possível, leve ao sol para crescer. Asse em forno com temperatura média (180º), por aproximadamente 45 minutos ou até que estejam douradas.

obs: Coloque uma bolinha de massa em um copo com água, quando a bolinha subir a superfície já pode levar as roscas para assar.
Quando retirar as roscas do forno, pincelar com manteiga e polvilhar açúcar com canela.