Seguidores

Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doce de Mamão Verde Enroladinho

Este doce é artesanato culinário, bonito e gostoso.
Ingredientes:
1 mamão verde
10 cravos da índia
1 litro de água para  a calda
o peso do mamão em açúcar
2 colheres(sopa) de sal (retira o amargor do mamão)
1 colher (sobremesa) bicarbonato
Modo de Preparo:
Risque o mamão com a ponta de uma faca para eliminar o leite, aguarde aproximadamente meia hora.
Corte o mamão ao meio e retire as sementes usando uma colher.
Corte-o em lâminas finas e comece a enrolar. Com agulha de costura e linha  de bordar, vá formando colares com os rolinhos de mamão, colocando-os em uma bacia com 3 litros de água e 2 colheres (sopa) cheias de sal (este procedimento ajuda a eliminar o amargor do mamão).


Depois de todo o mamão enrolado e feitos os colares, lave em água limpa para eliminar o sal.  Coloque água para ferver - o suficiente para cobrir os rolinhos. Quando começar a ferver, acrescente uma colher (sobremesa) rasa de bicarbonato  e os colares. Quando voltar a ferver, aguarde cinco minutos e desligue o fogo. Escorra a água, então acrescente o açúcar, a água, os cravos e deixe ferver em fogo médio por 1 hora.
Desligue o fogo, tampe com um pano limpo e deixe repousando por, no mínimo, 12 horas. Após este tempo, leve novamente ao fogo para engrossar a calda (aproximadamente 30 minutos). Tire do fogo e deixe esfriar, tampado com um pano limpo. Com tesoura, retire as linhas e armazene em vidros esterelizados. Sirva acompanhado de queijo fresco.

8 comentários:

  1. Que delícia!!!! Hum....
    Adoro doce de mamão...
    Com queijo ou creme de leite fica melhor ainda.

    ResponderExcluir
  2. HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM que delicia!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fui fazer o doce e na hora que estava cozinhando com bicarbonato,desmanchou... deixei apenas 5 minutos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço este doce todo ano exatamente como explico na receita e sempre dá muito certo. Até já fiz neste mês de julho 2013 e ficou muito bom! Servi como sobremesa no almoço do meu aniversário e o pessoal adorou e elogiou.
      Não posso entender porque o seu desmanchou. Sinto muito!
      Beijos de luz em seu coração.

      Excluir
    2. o mamao nao era verde, so pode ser devia estar quase maduro

      Excluir
  4. rosângela,mas que receita maravilhosa!!!fiz exatamente como você explicou na receita e ficou perfeito...se tem receita de doce que dá pra fazer de olhos fechados,é receita de mineiro!!mas que mão tem vocês pra doces!!(e pra outras comidas também!)muito obrigada por compartilhar uma receita tão boa.essa vai pro meu caderninho de receitas.um beijo e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Si Ferrari, fico muito feliz que você tenha feito o doce e aprovado a receita. Adorei receber sua visita e amei seu comentário! Muito obrigada!
    Beijos

    Beijos de luz em seu coração

    ResponderExcluir
  6. Rosângela, fiz exatamente como está na receita, e infelizmente os rolinhos se desmancharam, o mamão estava bem verde, lavei vem para retirar o sal, o bicarbonato coloquei a quantidade especificada na receita deixando somente por 5 minutos. Gostaria de saber qual o tipo de panela que você utiliza, pois já me disseram que a de cobre é melhor para fazer doces.

    ResponderExcluir