Seguidores

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Docinho de Leite

Está receita aprendi com minha querida irmã, Lidia Maria. É aquele doce que derrete na boca, delícia! Costumo fazer enquanto preparo o almoço, pois já estando por conta do fogão ganho tempo. 

Ingredientes:
1 litro de leite
2 xícaras (chá) de açúcar cristal

Modo de preparo
Coloque em uma panela grossa e funda, o leite, o açúcar e mexa bem. Coloque um pires de boca para baixo dentro da panela, isto evita que o leite derrame, leve ao fogo médio por 40 minutos. 
Não prescisa ficar mexendo, após este tempo o doce começa a engrossar; aí sim é hora de tirar o pires e tomar conta mexendo de vez em quando, por aproximadamente 10 minutos até que aparreça o fundo da panela.
Tire o ponto pingando uma pequena porção num prato com água fria, se formar uma balinha que você consiga pegar desligue o fogo e bata o doce com colher de pau até sentir que esta dando consistência, aproximadamente 10 min.
Você pode despejar em mármore untado ou fazer como eu, que uso as embalagens que vem com açúcar ou arroz - não prescisa nem untar. Não gruda, é muito prática. Depois é só cortar os docinhos e servir. 
Outras versões com a mesma receita: antes de despejar o doce, acrescentar 100g de coco ralado ou 
500g de amendoim torrado sem pele. Também ficam ótimas.

Um comentário: