Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Doce Cristalizado de Abóbora


O doce de abóbora cristalizado é um dos meus doces preferidos. É sequinho e crocante por fora, molhadinho e doce por dentro. Bom demais!


  Se preferir o doce em calda, pule a etapa da secagem. Experimente fazer a mesma receita trocando a abóbora pelo  mamão verde. O processo da receita é o mesmo. Se acrescentar na calda do doce de mamão folhas de figo ou casca de abacaxi bem higienizado, hummmm ai é mais que bom, é bom demais!


Ingredientes:
1 colher (sopa ) de cal virgem por kg de abóbora
1kg de abóbora madura em cubos médios
1 kg de açúcar
10 cravos da índia

Modo de Preparo:
  1. Descasque a abóbora e pique em cubos de tamanho médio.
  2. Coloque em uma bacia plástica com água suficiente para cobrir a abóbora. Acrescente a colher de cal, mexa bem e deixe repousar por 3 horas.
  3. Depois escorra a água com a cal e lave muito bem em água corrente para eliminar os resíduos da cal na abóbora.   
  4. Usando um garfo com ponta fina fure todos os 6 lados de cada pedaço de abóbora e coloque-os em uma panela, cubra com o açúcar, tampe e deixe dormir na geladeira.
  5. A abóbora vai soltar líquidos que junto com o açúcar formará uma calda, de manhã retire da geladeira  acrescente os cravos e leve ao fogo.
  6. Quando abrir fervura abaixe o fogo e deixe ferver por meia hora. Desligue o fogo, tampe a panela  e deixe repousar na calda por 6 horas. Ferva novamente por 30 minutos e deixe descançar mais 6 horas (eu deixo dormir na calda). Depois desta pausa  ligue o fogo novamente e deixe fervendo em fogo baixo até que a calda fique bem grossa.
  7. Use um garfo para retirar um a um os pedaços de doce da calda e coloque-os em uma grade de metal sobre uma assadeira. Depois leve ao sol forte por aproxímadamente 4 horas, virando-os na metade do tempo para secar dos dois lados.

    Outro dia eu fiz o doce e como o clima estava nublado resolvi ligar o ventilador de teto que tenho na cozinha e coloquei a grade debaixo, deixei pelo mesmo tempo que deixaria no sol e o resultado foi surpreendente. O doce ficou melhor do que quando seco no sol. Maravilhoso!

4 comentários:

  1. Senhor !!!tenha pena de nos gordinhas que só de olhar já engordamos!!Rosangela esse doce e um verdadeiro queijo de Minas é de aguar a boca....tá
    de matar só de olhar.
    Bjjss (Meu Cachixo)

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Esse doce é uma perdição!

    ResponderExcluir
  3. Por favor me ajude me dizendo onde posso comprar o doce de abobora esqueci de dizer é aqui no Rio de Janeiro.
    Se puder me informaro tel ou endereco.
    Muito grata.
    No Natal é o foce que mais gosto.
    Glorinha

    ResponderExcluir