Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Feijão Como Cozinhar e Refogar

 Especial  pra você que nunca cozinhou mas resolveu que hoje vai se aventurar e fazer um delicioso feijão.

Feijão para o dia a dia
Ingredientes:
1 xícara (chá) de feijão cru
5 xícaras(chá) de água fria
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho grande
sal a gosto

Preparo:
Primeiro escolha o feijão. Espalhe-o sobre a mesa e elimine todos os grãos que estejam quebrados, murchos, secos, enrugados e também as eventuais pedras que encontrar.

Lave o feijão por três vezes ou até que a água saia bem limpa. Coloque-o na panela de pressão com a água fria e assim que pegar a pressão (chiar) abaixe o fogo e deixe cozinhar por 50 minutos. Desligue o fogo. Se estiver com pressa coloque a panela debaixo da torneira e deixe cair água fria até que, levantando o pino da tampa com cuidado, verifique que não tenha mais pressão. Então poderá abrir a panela tranquilamente.
Agora se você tiver tempo é melhor deixar a pressão sair sozinha. Espere por volta de 15 minutos e levante o pino com cuidado para verificar se saiu toda a pressão e só então abra a panela. O feijão deverá estar bem macio e com alguns grãos já se abrindo.

Para refogar o feijão, leve uma panela ao fogo, coloque o óleo e junte o alho amassado deixando dourar levemente. Acrescente o feijão com o caldo, sal a gosto e deixe ferver até engrossar o caldo. Os grãos ficam mais inteiros, prefiro assim.
Se quiser o caldo mais grosso esprema um pouco do feijão com o auxílio de uma concha ou macete apropriado e deixe ferver por mais um tempo. Acerte o sal e sirva.

Você pode congelar porções de feijão cozido sem tempero e frio em sacos plásticos (retire o ar). Quando precisar é só retirar do freezer e refogar normalmente deixando ferver. O feijão fica bonito e gostoso como se fosse cozido na hora.

Agora você já sabe fazer feijão e quer mostrar aos amigos, vamos incrementar e fazer um delicioso: Tutu de Feijão


Ingredientes:
1/2 kg de feijão cru
2 colheres (sopa) de óleo
250g bacon
5 dentes de alho amassados
100g farinha de milho
sal e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:
Escolha o feijão, lave bem e coloque para cozinhar em panela de pressão com 2 litros de água por aproximadamente 50 minutos.
Coloque as 2 colheres de óleo numa panela e frite o bacon picado, retire e reserve.
Na gordura do bacon, frite o alho amassado e  refogue o feijão; coloque sal a gosto e deixe ferver.
Acrescente a farinha de milho aos poucos, mexendo até que fique um creme grosso, mas não muito, pois quando engrossa demais, ao esfriar vira "tijolo". Reduza o fogo e prove o sal; corrija se necessário. Deixe ferver por mais 8 minutos, acrescente o cheiro-verde, desligue o fogo e coloque numa travessa. Coloque o  bacon para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário