Seguidores

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Abobrinha / Quiabo na Pressão

Cada dia que passa vou gostando mais e mais de cozinhar na panela de pressão. Ganho muito tempo no preparo, economizo  gás e o resultado das receitas fica muito bom. Faço pudins, doces variados, carnes, churrascos, torresmos, peixes, arroz, legumes, sopas e até feijão. A cada dia  descubro novas receitas e novas possibilidades. Veja que maravilha, hoje fiz abobrinha e quiabo e ficaram muito bons.



Ingredientes:
1 abobrinha verde com aproximadamente 800g
1/2 cebola pequena em rodelas finas
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) cheiro verde
sal a gosto

Preparo:
Corte a abobrinha em rodelas grossas e corte cada rodela em quatro partes.
Coloque o óleo na panela de pressão, acrescente a cebola e frite levemente; retire-a e reserve (se a cebola não for retirada, queima  e não fica com um bom aspecto).
Acrescente a abobrinha na panela, pulverize com sal a gosto e feche a panela levando-a ao fogo. Assim que pegar pressão (chiar) desligue o fogo imediatamente e aguarde cinco minutos ou mais, até que não tenha mais pressão. Neste tempo de pausa deixe a panela no mesmo lugar, pois o calor da chapa do fogão ajuda a continuar o cozimento.
Abra a panela verifique o cozimento, coloque a cebola reservada e acrescente o cheiro verde picado sem mexer, para não quebrar os pedaços da abobrinha. Dê apenas um leve tombo na panela ou seja, uma chacoalhadinha,  para envolver a cebola e o cheiro verde, despeje na travessa e sirva.


Faça o quiabo da mesma maneira que foi feita a abobrinha.
Fica muito bom e - o melhor - sem baba. (Lave o quiabo, retire as extremidades e corte em pedaços maiores, ou se preferir, corte em rodelinhas). Prossiga como explicado acima. Perfeito para servir com um bom angú e uma carne de porco cozida, hummm.

3 comentários:

  1. Nossa Rô como voce tem feitos coisas gostosas!!
    Me deu àgua na boca de ver essa abobrinha e o quiabo que eu adoro, hum delícia, delícia assim voce mata!!

    Saudades de voce, um beijo.
    Roseli

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô! Hummm abobrinha na pressão eu nunca fiz, tenho uma aqui em casa vou fazer hoje para o almoço, adoooro quiabo quando comprar vou fazer também na pressão!
    Um grande abraço e valeu pela dica!
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  3. Só faço quiabo na pressão,ele não baba.

    ResponderExcluir