Seguidores

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bolo de Caneca

















Sabe aquelas dias que você sente uma vontade de comer um bolo, mas fica com uma preguiça danada de untar a forma, ligar o forno e sujar aquele monte de vasilhas,que depois tem que lavar??? Agora já é possível fazer um bolo individual vapt vupt no microondas, em apenas alguns minutinhos. E o melhor, fica perfeito! Com cobertura e tudo, a final você merece este carinho, não é mesmo?

Ingredientes:
1 ovo
4 colheres (sopa) de leite (pode substituir por água, refrigerante, sucos em geral)
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres rasas (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó (se usar achocolatado diminua o açúcar)
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento químico em pó (caso não vá usar a farinha que já contém fermento)

Cobertura:
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) chocolate
para decorar chocolate granulado

Modo de preparo:
Prepare a calda primeiro e reserve. É só misturar os ingredientes num copo tipo requeijão e levar ao microondas por 1 minuto. Observe para não deixar ferver e cair tudo. Caso seja preciso, dê uma pausa e espere um pouquinho até abaixar.

Vou contar como fiz o bolo mas, se preferir, use um garfo e bata direto na caneca (bata bem o ovo para não ficar com gosto acentuado).
Usei um vidro vazio, daqueles que vêm com palmito. Coloquei o ovo, óleo, leite e fechei o vidro. Chacoalhei bastante (faça isto sobre a pia pra evitar lambança). Abra o vidro e acrescente o açúcar, farinha, fermento e mexa com um garfo até homogeneizar. Pode dar mais umas chacoalhadas no vidro (fechado, naturalmente) é divertido! Despeje a massa numa caneca com capacidade para 300ml, tipo aquelas que a gente usa para tomar sopa. E, principalmente, que seja própria para microondas. Não precisa untar. Leve ao micro, por 3 minutos na potência alta. Despeje a calda sobre o bolo ainda quente e decore com o granulado. Huuuuuuuuuum! Só alegria...
Eu prefiro usar a farinha de trigo que já vem com fermento (fabricação do Moinho Sul Mineiro S.A. - daqui da cidade de Varginha/MG), perfeita para bolos.

2 comentários:

  1. Olá Rosangela ,adoro suas receitas e leio tbm sempre palavras de Osho .Abraços Leticia

    ResponderExcluir
  2. Leticia, é um grande prazer recebê-la. Obrigada pelo carinho. Espero que você sempre encontre em minhas postagens assuntos que lhe agradem e chamem sua atenção, pois estou curtindo muito esta nova maneira de comunicação. Sou grata, beijos.

    ResponderExcluir